Inglês em Família - English InFamily
- by Gleyce Rezende
- Feb 4, 2017
- 2 min read

Eu tive uma experiência única com uma turma de alunos do 6º ano. Além de supertalentosos e altamente motivados tinham algo em comum: todos tinham irmãos pequenos na mesma escola, entre 3 e 5 anos que coincidentemente também eram meus alunos.
Foi uma época onde a música ROAR, da Kate Perry, estava em alta. A pedido deles ensinei a música e, advinha só, virou uma febre. Os alunos cantavam a música pelos corredores da escola, na hora do intervalo, faziam competições para ver quem cantava melhor, criavam coreografias. Muitos até me diziam: “ Ms. Gleyce, ainda que eu queira eu não consigo tirar essa canção da cabeça”. Então eu percebi que meus alunos pequenos estavam também cantarolando a música e, ao encontrar os pais nos corredores da escola, comecei a ser abordada com comentários emocionados de como os irmãos mais velhos estavam ensinando inglês em casa aos mais novos. Foi aí que lancei um desafio para os alunos do sexto ano: que ensinassem em casa a música ROAR, não apenas para os irmãos mais novos, mas para outros membros da família. Esse primeiro desafio deu à luz um programa que hoje é conhecido como: English InFamily – Fazendo do Aprendizado um Evento de Família. Nesse desafio, as crianças são encarregadas de passar o conhecimento para a família de uma maneira criativa, e registrar esses momentos através de vídeos, fotos, momentos únicos em família e que possam ser compartilhados em sala de aula. Começou com a música ROAR, mas ganhou muitos outros desafios, tais como, por exemplo: Master Chef pai-filho/ mãe-filha, diálogos entre pais e filhos em inglês, apresentações musicais gravadas em vídeo, filhos entrevistando os pais, os avós, ensinando-os a falar inglês. Teve até uma família que me contratou para passar meio turno com eles dando aulas de inglês. Tomamos café juntos, jogamos UNO em inglês com a família, brincamos na piscina, conversei com as pais sobre bilinguismo e os orientei a respeito de como ajudar os filhos na aquisição de uma segunda língua. Foi inesquecível!
De todos os resultados, o mais emocionante e unânime foi a união que esse programa provocou.
Quero motivar você professor, a fazer algo parecido. E quando o resultado começar a florescer, não esqueça de espalhar a notícia.
Postei em meu canal muitos desses resultados, e espero ter encorajado você a fazer algo parecido
Tenha certeza, o sucesso é garantido!
Xoxo
Comments